Selecione aqui seu idioma!


   Proposta: A partir do texto original de Chapeuzinho Vermelho, criar uma paródia com o título: Chapeuzinho Vermelho "Modernoso". Nesta produção, a proposta é incluir o avanço tecnológico, gravar e editar no programa Audacity.


Chapeuzinho Vermelho “Modernoso”


Estava no MSN a menina conhecida por usar uma boina vermelha. Falava com um guri lindo que ela encontrou na internet. Ele disse que morava próxima a cidade dela e combinaram de se encontrar um dia. Enquanto esse dia não chegava, conversavam todas as noites sobre diversos assuntos. As amigas de Chapeuzinho estavam morrendo de inveja por ela estar falando com um menino lindo. Todas queriam o MSN dele, mas ela de jeito nenhum passava, porque estava com medo que esse menino gostasse mais das amigas do que dela. E depois, ele podia ignorá-la. Estava decidido, não passaria.
Sua mãe não gostava muito desta história dela ficar amiga de um menino que nunca tinha visto, e ainda mais combinar de encontrá-lo. Aliás, achou um absurdo! Mas, a Chapeuzinho não estava nem aí para a sua mãe, e continuava a conversar com o garoto todas as noites, que inclusive se chamava Matheus.
Na escola, o assunto de Chapeuzinho era Matheus. As amigas já estavam ficando de saco cheio de ouvir: Matheus isso, Matheus aquilo. Porém, também não aguentavam mais de tanta ansiedade para que o tão esperado dia chegasse e acontecesse o tal do encontro. Claro que não estavam tão ansiosas quanto Chapeuzinho né! O tempo foi passando e com ele se aproximando o grande dia... Enquanto isso, Chapeuzinho pensava: qual roupa usaria, o que falaria para ele, como reagiria pessoalmente... Sim, porque pela internet é muito fácil, já cara a cara.. É uma coisa bem diferente...
Faltava apenas um dia para o encontro deles, mas ninguém sabia onde seria, nem mesmo a melhor amiga de Chapeuzinho. À noite no MSN, eles não falavam em outra coisa, os dois estavam muito ansiosos. E parecia que as horas se arrastavam, enquanto eles queriam que voasse. Depois de uma infindável noite, seguida de uma interminável manhã, a tão esperada tarde chegou. Chapuezinho estava muito bonita e bem arrumada, afinal ela tinha que impressionar Matheus. Chegou a hora de ela ir para o local combinado.
Ansiosa, chegou ao local. Ele já estava lá a sua espera. Ela foi se aproximando devagar, pois estava muito nervosa. Finalmente se avistaram, cumprimentaram-se e foram caminhar. Ele foi conduzindo-a por lugares estranhos, e ela começou a sentir medo, mas, mesmo assim continuou andando ao seu lado. De repente, chegaram a um lugar deserto, frio, escuro, e começaram a se abraçar. Chapeuzinho achou-o bem alto e com porte físico bem grande, mas achou normal, porque ele já lhe havia contado que malhava muito.
Matheus disse a Chapeuzinho: “feche os olhos, tenho uma grande surpresa, e só abra quando eu disser”. E ela, rapidamente, concordou com ele, afinal ele era um menino muito fofo, de voz grossa, e ela amava garotos de voz grossa. Minutos depois, ele disse que ela já podia abrir os olhos. Quando a menina abriu os olhos levou o maior susto, pois Matheus, na verdade, era o lobo que tinha matado sua avó. Paralisada, o primeiro pensamento que lhe veio foi o de que não sairia viva dali.
O sonho se tornou pesadelo e a voz antes encantadora, agora se tornara de horror. Ao mesmo tempo em que esses pensamentos lhe passavam pela mente, ouvia o lobo chamando-a de burra por acreditar que ele fosse o menino Matheus. Alertou-a dizendo que esperava que ela não cometesse o mesmo erro novamente. Chapeuzinho não falava nada, estava pálida e totalmente em estado de choque. Já o lobo continuava a falar “ora, ora né! Quem diria que íamos nos encontrar novamente depois de tantos anos sem nos vermos né, queridinha apaixonada?!”
Chapeuzinho começou a gritar, e o lobo tapou sua boca, alertando-a que se gritasse novamente sumiria com ela de vez. Tremula de medo ficou quieta e deixou-o falar. O Lobo continuou... “você está mais bonita da que eu imaginava heim?! Mas não vim aqui para te elogiar”. Chapeuzinho, mesmo apavorada, encorajou-se e falou: “veio até aqui para que então?”  O lobo deu dois passos a frente, e respondeu: “olha, minha vida está um caos, e você precisa me ajudar, senão terei que levá-la para que trabalhe pra mim.”
A menina da boina vermelha, agora mais assustada do que nunca, continuou a conversa: “mas... eu te ajudar? Como?”  O lobo disse: “simples, uma vez por mês eu venho até aqui e você tem que me dar 350 reais, para que eu consiga me manter em outra cidade, e se eu tiver que vir para cá, ficarei sempre curtindo você HAHAHA”.
Enquanto isso na cidade, as amigas de Chapeuzinho achavam que ela estava se divertindo muito com seu amigo. Já sua mãe estava quase morrendo de preocupação em casa.
Chapeuzinho apavorada respondeu: “você está brincando né? Como eu vou conseguir 350 reais por mês! Deixa-me em paz seu louco, quero ir pra casa, e nunca mais me procure”. O lobo, percebendo o tom autoritário da menina, riu e disse: “aí é com você garota, eu não tenho mais nada a dizer, te vira! Economiza nos sorvetes à tarde, para de sair com suas amigas, não compre mais lanche na escola... enfim, o problema é seu! Agora, vou-me  embora porque meu ônibus sai daqui a pouco. Tchau! Ah, e até mês que vem”.
A menina sem saber o que fazer foi pra casa o mais rápido possível, e mal dormiu à noite pensando em duas coisas: se contava para sua mãe o que tinha acontecido e como ia conseguir o dinheiro...
No outro dia, pela manhã, suas amigas perguntaram como foi o encontro. Chapeuzinho, ainda traumatizada, contou tudo o que aconteceu nos mínimos detalhes... Suas amigas ficaram apavoradas com o relato e na hora, nem conseguiram acreditar. Porém, ao perceber que ela estava séria demais, passaram a acreditar e aconselharam-na a contar para sua mãe, pois com a conversa as duas podiam encontrar uma saída. Chapeuzinho seguiu o conselho das amigas e contou para sua mãe.
Ao chegar a casa, correu para contar tudo a sua mãe, que primeiro também ficou em estado de choque, e depois brigou muito com ela, afinal ela estava correndo risco de vida! A mãe da menina da boina vermelha ficou tão irritada com a situação que passou o dia sem trocar uma palavra se quer com a filha. Alguma coisa ela tinha que aprender com toda essa situação.
No dia seguinte, a mãe de Chapeuzinho disse que tinha um plano para acabar de vez com essa tortura. O plano era Chapeuzinho ir até o lugar combinado, e quando lá chegasse, faria um sinal de alerta. Sua mãe também iria para o lugar, só que com a polícia que ao ouvir o sinal entraria em ação. Chapeuzinho ouviu atentamente o plano, e claro, concordou.
Na manha seguinte, enquanto Chapeuzinho contava a suas amigas a conversa que teve com sua mão e o plano que traçaram, sua mãe foi até a polícia contar o que havia acontecido e solicitar ajuda. Os próximos dias transcorreram sem nenhum problema, porém muito rápido...
É chegado o dia e a hora do segundo encontro. Tudo estava organizado conforme a mãe da menina queria. Chapeuzinho dirigiu para o local combinado. Ao chegar, o lobo já a esperava e curto e grosso, como sempre, foi logo pedindo o dinheiro, porque não queria perder mais tempo naquele lugar chinfrim. A menina da boina vermelha abriu sua bolsa fingindo que pegaria o dinheiro para entregar ao lobo, porém, o que o lobo não esperava é que naquele mesmo instante apareceria a mãe da menina e a polícia. Ele ficou apavorado e sem saída, e a polícia aproveitou para prendê-lo. Foram todos para delegacia, inclusive a menina e a mãe, para ver o lobo atrás das grades, lugar onde ficaria por um bom tempo.
Depois da situação resolvida, lobo na cadeia e do final feliz, Chapeuzinho Vermelho “Modernoso”, mais conhecida como “menina da boina vermelha”, pegou seu celular, ligou para as amigas e contou como foi tudo. Não se esqueceu de elogiar a tranquilidade e a coragem da mãe para colocar o plano em prática, disse também que tirou um peso das costas e aprendeu uma grande lição: é preciso ter muito cuidado nas redes sociais.

Por: Giulia Fiametti e Elisa Arrieche Martins

7 comentários:

  1. Parabéns pela criatividade. Vocês tem muito futuro na lingua portuguesa. Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Meninas Giulia e Elisa ainda bem que neste Modernoso o final também foi feliz.... mas vocês surpreenderam-me, no começo não texto não tinha claro como seria o final, ele não foi previsível. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto meninas!!! Todo cuidado nas redes sociais para todos nós!!!

    ResponderExcluir
  4. GOSTEI DO TEXTO,CRIATIVO,INTERESSANTE...O FINAL MUITO BOM!!

    ResponderExcluir
  5. Jéssica - Telêmaco Borba -Pr4 de julho de 2011 às 06:26

    Olá Giulia e Elisa,
    Gostei muito do trabalho de vocês foram bem criativas. A história da Chapeuzinho Vermelho “Modernoso”, estava bem interessante e bem elaborada!!!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da historia está bastante criativa, e isso nos alerta também dos perigos que as redes sociais nos trazem !

    ResponderExcluir
  7. Parabéns mostrei na minha escola mas falei que vc me ajudou,Muito obrigado!!!!

    ResponderExcluir