Selecione aqui seu idioma!

Proposta: As fotografias eternizam momentos… Dentre muitos momentos eternizados por uma fotografía escolher uma e fazer uma análise; descrevê-la com emoção e fazendo analogias.
 Memórias, registros e impressões...


 Pare... olhe... observe... e veja além do que seus olhos veem... Olhar não significa ver, perceber... Olhar uma paisagem não significa somente admirar a beleza natural que nos é presenteada. É algo mais que isso, algo que toca lá no fundo, que traz lembranças... Lembranças do tempo que passou, do tempo que não volta mais. Mas que ficará na memória, e que será difícil de esquecer.
Observar uma imagem vai além do que os olhos veem, porque quando passo a analisá-la vejo no contorno das montanhas os altos e baixos da vida, vejo as conquistas e derrotas. Se olho para as nuvens, faço um analogia com os sonhos, o que se concretizam e as que se desfazem, assim como elas, as nuvens. Ao parar meus olhos diante da imensidão do mar me vejo nele... horas calma, serena... outras revoltada, agitada...
Porém, não é só isso que me supreende... O que me deixa surpresa mesmo é o fato de que não nos damos conta do quanto somos privilegiados de podermos ver, enxergar, olhar.... Todos devíamos nos sentir honrados por poder ver o mar, sua agitação, sua calmaria e lá na linha do horizonte, onde parece ser o infinito poder ver que ele quer nos mostrar algo. Quem sabe o que quer que vejamos seja somente a onda se quebrar, levantada pelo vento forte. O mesmo vento que percorre o céu até chegar a ti, roçando teus cabelos e jogando-os ao ar.
Sim, o vento que enquanto estamos deitados na cadeira, expostos ao sol, e com os olhos voltados para as nuvens as movimenta dando formas... e você fica ali querendo decifrar os seus contornos, descobrir um formato, um desenho bonito para admirar. Estas formas me fazem refletir sobre a vida. O que poderia mudar? Que outro formato poderia dar a minha vida? Talvez esteja bom assim, ou quem sabe, poderia aproveitar mais.
Mas, o que importa estes questionamentos agora? De nada, pois sei que esse momento único ficará guardado em minha memória. Ficará registrado, assim como as marcas dos meus pés deixadas na areia, como se fosse uma impressão digital. As mesmas marcas que me permitem caminhar de olhos fechados como se meus pés já conhecessem este lugar e com a certeza de que tantas outras pessoas já estiveram ali, deixando suas impressões...  
É chegada a hora de ir, infelizmente! Somente uma última olhada para lembrar... Lembrar do contraste entre infinito do mar e a linha do horizonte do céu... Imagem linda, que misturada com lembranças, não se apagará da sua memória, e nem do seu coração.
Por: Renata Fornari

3 comentários:

  1. Renata parabéns pelo seu texto... que este trabalho seja marcante para o público, como está sendo para mim que estou aqui a ler seus escritos...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Renata!
    Bons registros ficam sempre na nossa memória e com certeza no coração.
    Gislaine Winter

    ResponderExcluir
  3. Francielli Miranda/ T.B.4 de julho de 2011 às 06:30

    Texto muito legal, às vezes nós reclamamos e nem nos damos conta do privilégio de poder acordar todos os dias, temos que dar mais valor a nossa vida, parar de reclamar dela e viver hoje, como se não houvesse o amanhã...

    ResponderExcluir